Página inicial - Artigos - Cronograma - Livros - Jogos - Sobre os autores - Contato

ProjetoSobre o projeto


Apresentação

O projeto social, intitulado Projeto Mais, iniciado em 2019, na cidade de Pitangui, bairro Brumado, visa a disseminação da ciência com o intuito de promover mais educação e cultura, de crianças e adolescentes, inicialmente na Escola Municipal Dr. José Lima Guimarães.


Justificativa

Tendo em vista o não sequenciamento dos estudos após o ensino médio e baixo índice de pessoas que possuem curso superior, visa-se mudar essa realidade através da ciência, no sentido mais amplo da palavra. Não limitado apenas em promover um maior nível de escolaridade, mas também desenvolver habilidades essenciais de vivência em um mundo altamente tecnológico e que está em constante mudança seguindo um ritmo muito elevado.

Acreditamos que a curiosidade criada pela ciência pode levar o ser humano ao limite do conhecimento e que é através dela que acontece o progresso e desenvolvimento de qualquer lugar, além de ser fundamental para se sobressair em um mercado altamente exigente que solicita habilidades distintas.


Objetivos

O objetivo principal do projeto é disseminar ciência com a finalidade de levar educação e cultura para crianças e adolescentes do bairro de Brumado. Como objetivo específicos, pretendem-se levar temas atuais na área de ciência e tecnologia, com o intuito de promover a curiosidade e busca pelo conhecimento, atividades construídas juntamente com os alunos a fim de promover a criatividade e raciocínio lógico, e fomentar feiras de conhecimento para que os discentes tenham o contato direto com a ciência.


Metodologia

Por meio de visitas frequentes à escola, de acordo com a disponibilidade de cada integrante, sendo o mínimo mensal, com apoio dos professores e direção escolar, promover palestras, oficinas e dinâmicas com temas da atualidade na área da ciência e tecnologia, correlacionando com as disciplinas cursadas pelo aluno, para que eles tenham curiosidade, vontade de buscar conhecimento e notem a importância em todo conteúdo abordado pelo seu professor. Por meio de atividades a serem entregues durante visita, iremos incentivar a pesquisa e a criatividade através de exercícios que exijam a solução de problemas práticos com o uso do conhecimento adquirido nas palestras, oficinas, dinâmicas.

Na área da tecnologia, com o suporte do Centro Cultural Afonso Arinos Rocha Pena, ensinar os alunos a buscarem conteúdo confiável para sua pesquisa, auxiliar os alunos a usarem softwares essenciais, como o pacote Office e noções básicas de programação através de softwares com código aberto, visando sua inserção no mercado de trabalho, assim como se tornar profissionais mais competitivos.


Parcerias

Pretende-se ter o suporte dos professores e direção da escola, de amigos e colegas para abordarem temas da sua área de conhecimento nas palestras, do Centro Cultural Afonso Arinos Rocha pena, AMOB, Secretaria da Educação de Pitangui, Secretaria de Desenvolvimento Social de Pitangui e parceiros privados.


Recursos

Essencialmente será necessário materiais relacionados a impressão de material didático, aparelhos para apresentações digitais na exposição de vídeos e imagens, espaço físico e recursos computacionais do Centro Cultural Afonso Arinos Rocha Pena. Esporadicamente, recursos financeiros para aquisição de materiais necessários para o acontecimento das feiras de conhecimento.


Avaliação

Através da ajuda dos professores, direção, pais e família, avaliaremos o desenvolvimento e desempenho dos alunos durante todo o projeto por meio das atividades propostas, feedback de todos os envolvidos e pelo resultado da feira de conhecimento.


Página inicial - Artigos - Cronograma - Livros - Jogos - Sobre os autores - Contato